domingo, 3 de julho de 2011

Programação infecciosa? Não, obrigado! - Reflexão de fim-de-semana, Parte 1

E pronto, lá passou mais um fim-de-semana!
No meu caso, foi rico quanto baste. :) De tal forma, que até vos escrevo para contar…

Na Sexta-feira à tarde aproveitei para ir ao café do Luís tomar café e peguei no Jornal. Para não variar, a manchete era sobre o que aconteceu com o Angélico. Rezava assim: ”Angélico de branco, em urna aberta. Moranguito cremado de chapéu, mas sem coração, pulmões, rins, córneas e fígado”. Isto foi lido no jornal generalista de maior tiragem no Norte do país. Li o artigo, e continuava no mesmo estilo de não notícia. E aquilo incomodou-me... ou como quem diz, deixei-me incomodar por isto!
Obviamente que todos os assuntos têm perspectivas sobre as quais deverá incidir a atenção para ser notícia. É também um facto que muitos jornais se demarcaram do seu propósito de expansão da informação descritiva e imparcial. Escolhem agora (e por enquanto) reger-se pela lei da selva… Mesmo assim, será que este título é o mais apelativo à compra do jornal?
E se fosse: “Angélico de branco em urna aberta. Família de Moranguito decide salvar vidas, doando órgãos”… quem sabe se venderia o mesmo, ou mais…?

Depois disto, tomei uma decisão. Vou deixar de ler este jornal e outros do estilo. É que nem de borla! Vou procurar informar-me do que se passa no país e no mundo junto de meios que mostram a informação de forma o mais imparcial possível. E tratei já do assunto. 
Para os mais curiosos, aqui ficam as minhas escolhas do dia-a-dia: 
Já tenho por hábito ouvir as notícias TSF logo de manhã, a caminho do trabalho. Hoje é possível ler a Courier Internacional na biblioteca… perfeito, assim já nem tenho de comprar! Gosto do Público online e da Sic notícias. O telejornal "Hoje" do 2 também é bastante aceitável e ainda por cima é mais tarde!
Se tiverem mais sugestões, agradeço, amigos! :)

É que programação infecciosa e impossibilitadora... Para mim não, obrigado!!
Parte 2 do Fim de semana

3 comentários:

  1. Para mim também não... há já muito tempo!
    Sugestão: http://www.bbc.co.uk/portuguese/

    ResponderEliminar
  2. :)

    Acho que temos gostos semelhantes, à excepção do Courier que não costumo ler (nem procurar).

    No meu caso pessoal opto por ser informado na TSF quando calha e estou disposto a isso, uma crónica financeira de 5 minutos na M80 e as notícias da RTP 2 ocasionalmente (de vez em quando a RTP1 mas salto aqueles anúncios sem sentido).

    Normalmente... as notícias cansam-me de tão chatas, repetitivas e pouco objectivas que são. Por isso opto por... música, por exemplo.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, amigos.
    Boas dicas!
    Não conhecia o site da BBC em português! E a M80 é porreira, principalmente para recordar aquelas músicas de sempre!!
    :)

    ResponderEliminar