domingo, 17 de julho de 2011

Bienal de Arte de Cerveira

Resolvi dar um passeio pelo Norte do país e acabei a visitar com a minha família a Bienal de Arte de Cerveira. Bem que gostava que o meu amigo mágico por lá estivesse pois fiquei com um monte de questões!

Algumas das esculturas, pintuas e instalações eram bem agradáveis à vista (à minha vista, claro... que a dos miúdos deixava-se atrair por coisas bem diferentes), enquanto que outras eram simplesmente estranhas ou desagradáveis. Já sei que o mágico ia perguntar-me algo do género... "Estranho para quem? Desagradável comparado com quê?" Por isso, e como sei que ele vai acabar por ler estas linhas, vou passar já à especificidade e às minhas questões. Talvez possam ser interessantes também para ti e me ofereeças as tuas próprias respostas!

Quando alguém faz uma obra de arte, qual é a intenção? Devem existir muitas aposto! Umas fortemente baseadas no desenvolvimento de quem apreciará, no futuro, as obras de arte... Outras, aparentemente, parecem ter por missão chocar ou até punir o público. E isto deixa-me num estado pensador. Será missão do artista educar/estimular o público ou apenas libertar-se das suas "cenas" interiores? Talvez a arte possa ser terapêutica! E será que nesses casos o artista pode depois entrar num esquema de racionalização da sua terapia?

Bem, já estão a ver que, com perguntas destas, quando dei por mim já o meu miúdo mais novo se preparava para calçar umas sapatilhas que estavam expostas. O problema é que as sapatilhjas, além de serem uma obra da Bienal, ainda por cima eram uma obra hiper realista em cerâmica! Corri e cheguei a tempo de impedir que fosse dada nova arte à arte.

Que pensamentos costumas ter em exposições de arte? De que costumas gostar mais? E menos?

Forte abraço do teu amigo Peter!

1 comentário:

  1. Dois:

    (i) o que é que o artista pretendia transmitir
    (ii) o que é que eu sinto, independentemente daquilo que o artista pretende transmitir

    O (i) dá-me o ponto de vista do artista, que eu avalio segundo a minha visão se foi ou não bem conseguida (por mero prazer intelectual, que essa avaliação não tem muita importância). O (ii) dá-me a minha visão da obra, o que me faz sentir, se me identifico com ela ou não, etc. É o que me faz apreciar ou passar à frente, independentemente de gostar da obra ou não.

    Eu, no lugar do artista, teria a preocupação/intenção de transmitir o que penso e sinto. Todos pensamos e sentimos, e todos, de alguma forma, o transmmitimos... com mais ou menos filtros, com maior ou menor intenção na sua condução e estilo.

    Por vezes, o que alguns artistas fazem é tentar influenciar nalgum sentido concreto, não sendo que isso represente necessariamente o que sentem ou pensam, mas antes uma estratégia para algum objectivo pessoal (ou organizacional).

    Seja como fôr... arte é arte... é tudo o que fazemos e construimos...
    ...alguns são é mais apreciados que outros (nalguns casos, apadrinhados) ;)


    Ora vê este exemplo:
    http://rito.webnode.pt/artes-plasticas/desenho/
    http://rito.webnode.pt/artes-plasticas/pintura/
    http://rito.webnode.pt/album/pintura/fora-de-serie-51026-50-7-x-61-dvd-pal-jpg/

    ...depois diz-me o que pensas e de como avalias estas obras.

    ResponderEliminar